Saint-Gobain lança rebolos para retificação de pinos

Colagem da camada abrasiva permite reutilização da base metálica

A Saint-Gobain Abrasivos, fabricante de ferramentas abrasivas de alta tecnologia, estará presente na Feira da Mecânica com as suas marcas Winter, Norton e Carborundum. Entre as novidades que serão apresentadas, os Rebolos Double Disc Grinding, da Winter, serão um dos destaques.

Especialmente desenvolvidos para uso nos processos de usinagem de operações de retificação de pinos que são produzidos nas indústrias de autopeças, os novos rebolos são os primeiros do segmento a serem produzidos no País. Isso, graças aos investimentos feitos pela Saint-Gobain Abrasivos em seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento brasileiro que permite que seus engenheiros mantenham contato com profissionais de outros Centros do Grupo ampliando, assim, seus conhecimentos em novos materiais e novas tecnologias.
 
Um dos principais diferenciais do lançamento está no processo de fabricação. Neles, a camada abrasiva é prensada fora da base metálica e só depois é colada no corpo. Normalmente, a camada é prensada diretamente na base e ambas seguem para os processos de forno e prensa. Neste produto isso não ocorre. Somente a camada no formato pizza passa pelo forno e prensa e, só depois, é fixada à base.  Este fato ainda permite, na maioria dos casos, a reutilização da base metálica, reduzindo os custos para os clientes e a utilização de matérias primas, que é outra preocupação permanente do Grupo Saint-Gobain: a preservação do meio ambiente.
 
Com isso, os Rebolos Double Disc Grinding da Winter  apresentam melhor homogeneidade em toda camada diamantada, minimizando possíveis variações de dureza da liga e distribuição dos grãos de diamantes. Consequentemente, os produtos apresentam melhor desempenho com esforços de corte reduzidos, ou seja, oferecem menor geração de calor com ótimo custo beneficio e alta produtividade.

Tópicos: