Transferência de tecnologia para empresas

Fonte: Agência FAPESP – 31/05/07

Eletroeletrônicos e plásticos foram escolhidos como os dois setores prioritários para as atividades das Redes de Centros Tecnológicos e Apoio às Pequenas e Médias Empresas no Brasil. A iniciativa é gerida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com recursos da União Européia e do governo federal brasileiro, totalizando o equivalente a 17,5 milhões de euros.

Segundo a Finep, o objetivo é aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas por meio da aproximação dessas com institutos de pesquisa e centros tecnológicos. O projeto pretende promover ações que tornem mais simples e eficientes os mecanismos de acesso das empresas às tecnologias.

As redes serão desenvolvidas em torno de cinco linhas de ação: 1) realização de fóruns empresariais tecnológicos; 2) instituição de redes setoriais de intermediação tecnológica e de inovação brasileiras e interligação com redes européias; 3) ações de conscientização e de capacitação de centros tecnológicos e de empresas para o estabelecimento de acordos de cooperação; 4) realização de missões de prospecção de mercado e intercâmbio; e 5) realização de rodadas de negócio visando à formação de parcerias entre centros tecnológicos e pequenas e médias empresas brasileiras e européias.

Em abril, os organizadores da iniciativa promoveram o 1º Fórum Brasil-Europa de Inovação Tecnológica no Setor Eletroeletrônico durante o Abinee Tec 2007, principal evento do setor. A Associação Brasileira de Indústrias do Setor Eletroeletrônico (Abinee) é parceira empresarial do projeto. O próximo fórum empresarial tecnológico previsto privilegiará o setor de plásticos.

Mais informações sobre as Redes de Centros Tecnológicos e Apoio às Pequenas e Médias Empresas: clique aqui ou pelo e-mail [email protected]