Treinamento em manutenção preditiva

UTFPR oferece curso de manutenção preditiva

Professores do Laboratório Tecnológico de Vibrações e Manutenção  Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ministram o Treinamento em manutenção preditiva por análise de vibrações I. Os objetivos do curso, destinado a engenheiros de produção, manutenção e assistência técnica, são compreender conceitos físicos básicos dentro dos processos, conhecimento de termos técnicos, utilizar os principais recursos dos coletores de dados, diagnosticar os problemas mais comuns encontrados.

 
Metodologia
As aulas teóricas serão ministradas utilizando-se projetor multimídia. Já as aulas práticas utilizarão os recursos dos laboratórios de Informática e de Manutenção da UTFPR. As atividades práticas serão baseadas nos seguintes Analisadores de Vibração:
 
- ADASH 4300VA3 (portátil)
- SKF CMVL 3810 (portátil)
- Sistema de aquisição da National Instruments, Módulo NI 9234
 
Conteúdo Programático
Neste primeiro módulo pretende-se, através de uma abordagem prática e desafiadora, apresentar os conceitos fundamentais envolvidos na Técnica de Manutenção Preditiva por Análise de Vibrações. A seguir, são apresentados os principais tópicos a serem estudados:
 
- Conceitos Básicos de Vibrações
- Técnicas e Instrumentos de Medição
- Diagnóstico de Problemas Elementares de Vibração em Máquinas e Equipamentos
- Monitoramento Periódico de Equipamentos
- Prática de Medição e Diagnóstico
- Documentação
 
Instrutores
Prof. Msc Eng. Adriano Silva Borges
Professor Universitário do Curso de Engenharia Mecânica da UTFPR – Campus de Cornélio Procópio. Possui experiência de mais de 15 anos em Soluções de Problemas de Engenharia Relacionados a Vibrações Mecânicas em Máquinas e Equipamentos. Atuou em empresas como: Embraer, Cesp, Gerdau, ETH Bioenergia 
 
Prof. Dr. Eng. Adailton Silva Borges
Professor Universitário do Curso de Engenharia Mecânica da UTFPR – Campus de Cornélio Procópio. Possui experiência de mais de 8 anos em Soluções de Problemas de Engenharia Relacionados a Vibrações Mecânicas em Máquinas e Equipamentos. Atuou em empresas como: Petrobras, Cesp. Gerdau, Tecnal.
 
Carga Horária Total: 24 h
Horários: 8h às 17h
Datas:Turma 01: 23, 24 e 25 de maio de 2012 (de 4º a 6º feira);
Turma 02: 12, 19 e 26 de maio de 2012 (aos sábados);
 
Valor do Investimento
R$ 1.350,00 – inscrição individual 
 
Os valores da inscrição incluem material didático de apoio, coffee break e certificado. Ao final do curso será sorteado um exemplar de um livro da área.
Obs: O valor da inscrição poderá ser dividido em até 2 parcelas.
 
Informações
Fone: (43) 3520-4014  - Tratar com Gustavo Cantieri
Av. Alberto Carazzai, 1640
Cornélio Procópio - PR