ABB recupera motores de siderúrgica em tempo recorde

Trabalho foi realizado em nove dias e teve investimento de R$5 milhões

A unidade de negócios de Motores e Geradores da ABB no Brasil realizou um serviço de manutenção em campo de três motores síncronos de aproximadamente 90 toneladas e potência de até 4.740kW cada, na planta industrial do grupo Aperam, localizada na cidade de Timóteo (MG). O trabalho, concluído em nove dias, teve investimento de cerca de R$ 5 milhões em equipamentos e mão-de-obra.

O projeto de recuperação e manutenção dos equipamentos, realizado em tempo recorde, exigiu planejamento detalhado para que fosse realizado na própria usina e mobilizou 27 profissionais da ABB, especialistas em máquinas elétricas rotativas. “Esse foi um desafio para a área, pois todo o trabalho foi realizado em campo, trabalhando simultaneamente nos três motores. Apesar de toda complexidade da operação, as atividades foram realizadas com total segurança”, explica Sergio Arosti, gerente da unidade de negócios de Motores e Geradores da ABB no Brasil.
 
Além da execução completa do Plano Geral de Manutenção de Máquinas, todos os procedimentos de segurança foram realizados, reforçando o compromisso da ABB em oferecer aos clientes produtos e serviços de alta qualidade.
 
A Aperam é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina, e também produz aços-carbono especiais.
 
A ABB é líder em tecnologias de energia e automação. Proporciona aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 135 mil funcionários.

Tópicos: