Caminhão do futuro quer reinventar o transporte

Projeto será plataforma de testes para softwares e sistemas de conexão interveículos

O caminhão Innotruck é resultado de um projeto chamado Diesel Reloaded, coordenado por engenheiros da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. A montagem deste caminhão conceito tem como objetivo demonstrar "como mudanças de paradigma nas tecnologias automotivas, energéticas e de informação podem ajudar a encaminhar tendências e necessidades da sociedade".

 
A mudança de paradigma consiste em redefinir inteiramente o conceito de veículos automotores, que passariam a ser entendidos como "sistemas integrados de comunicação e informação, usando uma arquitetura modular e escalável" - entendida a capacidade de movimentação como uma forma de comunicação.
 
Caminhões automáticos
Usando aplicativos plug-and-play, e conectado a uma central de computação, a arquitetura inusitada do caminhão futurístico servirá como plataforma de testes para sistemas de comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura.A Europa pretende ter carros sem motorista nas estradas em dez anos, sendo que pelo menos mil carros inteligentes já estão em testes nas estradas do continente. A equipe do Dr. Gernot Spiegelberg está trabalhando para que os caminhões não fiquem para trás nessa tendência.
 
Um dos objetivos principais do Innotruck é o desenvolvimento de tecnologias que ajudem a otimizar a velocidade do tráfego e a segurança, automatizando o máximo possível, não apenas do trabalho do motorista, mas também dos guardas de trânsito e do pessoal encarregados das cargas transportadas.
 

Tópicos: