Primeiro bimestre em queda no setor metalmecânico do RS

Resultado negativo foi considerado natural e a melhora virá ao longo do ano

As empresas dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e metalmecânico de Caxias do Sul iniciaram 2012 com um desempenho negativo de 10,60% nos meses de janeiro e fevereiro, em comparação ao mesmo período de 2011. A informação foi divulgada pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico - SIMECS, Getulio Fonseca. Conforme o dirigente do SIMECS, a queda do desempenho teve com um dos motivos a baixa atividade industrial registrada, por ser um período de férias nas empresas.

 
Mesmo com o resultado negativo, percebeu-se um equilíbrio no desempenho do segmento, comportamento que vem ocorrendo desde o ano passado. Fonseca salientou que as informações foram geradas pelo Banco de Dados do SIMECS, representando mais de 80% das empresas metalúrgicas abrangidas pelo sindicato. Conforme o dirigente, o maior impacto observado foi no segmento metalmecânico que registrou uma queda de 16,38% no primeiro bimestre deste ano em comparação a igual período de 2011. Depois, aparece o setor automotivo que teve desempenho negativo na ordem de 11,12%. A boa notícia ficou por conta do segmento eletroeletrônico que obteve no período um crescimento de 1,85%.
 
Em relação ao desempenho por mercado, em janeiro e fevereiro deste ano, as exportações tiveram uma retração de 15,29% em comparação a igual período de 2011. Enquanto isso, as vendas fora do Estado também apresentaram resultado negativo, na ordem de 13,64%. No entanto, o quadro só foi positivo para as vendas dentro do Estado, com um resultado de 3,27%. O presidente do SIMECS salienta que as empresas metalúrgicas estão mantendo a expectativa de um quadro de estabilidade econômica para os próximos meses, mas não escondem a preocupação com os reflexos da baixa competitividade industrial e a ameaça da desindustrialização.
 
Empregos
Conforme o Banco de Dados do SIMECS, o saldo de empregos no segmento metalúrgico fechou o primeiro bimestre de 2012 com 594 postos de trabalho a menos. O quadro vem sendo negativo desde dezembro de 2011, quando foram registrados 600 empregos a menos naquele mês. Em janeiro de 2011 o quadro foi de menos 574 postos de trabalho e em fevereiro, menos 20 empregos. Até fevereiro deste ano, o SIMECS registrou um total 54.624 postos de trabalho no setor, somente em Caxias do Sul. Vale ressaltar que Caxias do Sul é a cidade do Estado que mais emprega trabalhadores para a indústria do seu segmento.