MWM inaugura nova linha de produção para motores da GM

A MWM Internacional inaugurou ontem (1º) em sua na planta de Canoas (RS), a linha de produção do motor Chevrolet 2.8 CTDI, que equipa a picape Chevrolet S10.  O novo negócio estabelece o fornecimento de 300 mil motores até 2018. Este é o maior contrato do gênero na história da fabricante de motores a diesel. A parceria com a GM do Brasil é mantida há 48 anos e totaliza o fornecimento de mais de 860 mil motores para a montadora de veículos.
 
Somente para a implantação da linha de montagem do novo motor, a MWM investiu atualmente US$ 10 milhões na adequação das linhas de montagem e usinagem, o qual soma-se aos US$ 70 milhões de ativos já disponibilizados e transferidos para esta operação.Em 2008, as duas multinacionais anunciaram que a MWM seria responsável pela manufatura da nova geração de motores diesel da GM.
 
Hoje, a linha do motor Chevrolet 2.8 CTDI trabalha com capacidade instalada para produção de até 60 mil unidades. A operação de montagem é mantida por cerca de 195 colaboradores divididos em dois turnos. A operação também recebe o apoio de uma equipe de 10 especialistas da GM, residente na fábrica de motores no Rio Grande do Sul.
 
As três unidades da MWM interagem durante a produção do novo motor Chevrolet. A planta em Santo Amaro (SP) é responsável pela usinagem do bloco do motor e a fábrica em Jesus Maria, na Argentina, pela usinagem do cabeçote do propulsor. Todos os componentes são enviados para a planta em Canoas, que fica encarregada pela montagem completa do motor e entrega na fábrica da GM, em São José dos Campos (SP). Para receber o motor Chevrolet 2.8 CTDI, a linha de motores de alta rotação sofreu várias adaptações.

Tópicos: