Autodesk apresenta versão 2013 de seus produtos

A Autodesk divulgou seu novo portfólio de software 3D de projeto e engenharia para fabricantes, com a oferta de um conjunto completo de serviços em nuvem e suítes integradas e interoperáveis para simplificar os fluxos de trabalho de projeto, visualização e simulação do desenvolvimento do produto até sua entrega. A Autodesk Product Design Suite 2013 apresenta como novidade a adição de fluxos de trabalho de um clique, criados para ajudar os clientes a se deslocarem perfeitamente pelo processo de projeto de engenharia, serviços em nuvem avançados para simulação e inclusão de software adicional.

As novas suítes de projeto da Autodesk se destinam em especial aos fabricantes e incluem a Autodesk Product Design Suite e a Autodesk Factory Design Suite. As suítes Autodesk proporcionam fluxos de trabalho completos para conectar desktops a dispositivos móveis e à nuvem. Esses fluxos de trabalho possibilitam que os clientes de manufatura desenvolvam definições completas de projetos de produtos; integrem o projeto elétrico e mecânico para aumentar a produtividade; prevejam o desempenho do produto e visualizem projetos ou layouts de fábricas inteiras em 3D.
 
As suítes de projeto 2013 da Autodesk se integram às ofertas na nuvem do Autodesk 360 a fim de possibilitar uma colaboração melhor. Os recursos em nuvem promovem o compartilhamento e a reutilização de projetos. As suítes também oferecem a interoperabilidade com a nova versão 2013 do software de gerenciamento de dados de produtos Autodesk Vault e a alternativa em nuvem da próxima geração da empresa, o Autodesk PLM 360. O software Autodesk Vault possibilita que grupos de trabalho organizem, gerenciem e monitorem seus dados de CAD de engenharia, listas de materiais de fabricação e processos de alteração a partir de um local centralizado.
 
Autodesk Factory Design Suite

A suíte aprimora o software AutoCAD e Autodesk Inventor com acesso exclusivo a fluxos de trabalho interoperáveis e de layouts específicos, novos recursos para fábricas na nuvem e poderosas ferramentas de visualização e análise que ajudam a aumentar a precisão, a eficiência e a comunicação dos projetos.
 
Especificamente, a sincronização um a um entre os desenhos 2D do AutoCAD e os conjuntos 3D do Inventor dentro da suíte significa que as alterações feitas no desenho do AutoCAD se propagarão para o layout 3D do Inventor, e as alterações no layout 3D se propagarão de volta ao desenho 2D original. O fluxo de trabalho associativo bidirecional da suíte proporciona aos usuários veteranos do AutoCAD um processo familiar e fácil de aprender para a geração de layouts fabris 2D e 3D, melhorando a eficiência e a precisão.
 
Autodesk Simulation
A nova família inclui as versões 2013 dos programas Autodesk Simulation Mechanical, Autodesk Simulation CFD e Autodesk Simulation Moldflow, e serve como um conjunto abrangente de ferramentas de software de simulação que são fáceis de integrar em cada fase do processo de desenvolvimento de produtos.  Entre as mudanças da próxima versão está uma melhoria de até 34 vezes no tempo total de resolução no CFD, sendo que as melhorias no Autodesk Inventor Fusion incluem a capacidade de criar volumes de fluidos internos e externos associativos, capacidade de detectar interferências e a simplificação automática de modelos.

Autodesk Inventor Publisher
O versão 2013 apresenta novos formatos de saída de vídeo que podem ser publicados diretamente no YouTube e no Facebook e muitas adições novas de interoperabilidade, como os novos formatos de importação de arquivo, a atualização automática com novos formatos de montagem e a integração com o Sketchbook Designer.