Venda de caminhões P7 não decolou

Ainda não decolaram as vendas de caminhões novos, depois da mudança na legislação para os padrões Proconve P7 (Euro 5). Pelo menos é o que indica a evolução do mercado, com o emplacamento de 6.402 unidades na primeira metade de março -- um recuo de 1,07% em relação ao mesmo período de fevereiro e de 12,07% ante os primeiros quinze dias de março de 2011.

Foram emplacados 30,3 mil caminhões até 15 de março e ainda são expressivos os estoques de unidades com tecnologia P5 (Euro 3), que podem ser faturados pelas montadoras à rede de concessionárias até o final do mês.

Os fabricantes projetam recuo da ordem de 10% nas vendas do ano. Os veículos, com motores mais sofisticados e sistemas de tratamento de emissões refinados, estão 8% a 15% mais caros do que a geração anterior (Euro 3), que não é mais fabricada no País para atender a demanda interna.

Férias na Mercedes-Benz
Nota divulgada pelo Valor Online informa que a Mercedes-Benz dará dez dias de férias coletivas de 2 a 11 de abril para os trabalhadores da linha de produção de caminhões e ônibus, incluindo motores e câmbio. O anúncio foi feito na segunda-feira, 19, em assembleia na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo o website, a empresa comunicou aos funcionários a interrupção da produção outras duas vezes em abril, justificando a necessidade de adequar a produção à retração do mercado.


Tópicos: