Ritmo fraco do emprego na indústria preocupa o governo

O governo está com o sinal de alerta ligado para a situação da indústria. O fraco desempenho do emprego formal na indústria em janeiro, com saldo de apenas 37,4 mil vagas, divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho, reforçou junto a integrantes da área econômica a necessidade de medidas para estimular as exportações de manufaturados, que devem ser divulgadas em março, e de novos incentivos fiscais ao setor, já sinalizados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na semana passada.

O grande temor do governo Dilma Rousseff, segundo afirmou ao Valor uma fonte da equipe econômica, é que a perda de dinamismo da indústria acabe atingindo outros setores. "O emprego industrial começou a perder força no fim de 2010, mas, até agora, segmentos como construção civil e serviços não sentiram", afirmou o economista do governo, para quem "essa defasagem pode estar acabando".

No mês passado, o saldo da indústria foi de 37,4 mil novas vagas, enquanto em janeiro de 2011 a geração líquida do setor foi de 53,2 mil postos de trabalho. Segundo o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sérgio Mendonça, o nível de ociosidade da indústria é muito alto, o que deve fazer de 2012 uma repetição de 2011, "um ano nada espetacular, do ponto de vista do emprego na indústria de transformação", diz.

Apesar de não ser o setor que mais emprega trabalhadores, a indústria é "um sinalizador da conjuntura", diz Mendonça, pois outros ramos da atividade são afetados pelo desempenho dela. É justamente esse "efeito em cascata", como denominou uma fonte na equipe econômica, que Dilma quer evitar. O governo entende que o programa Brasil Maior, que entrou em vigor no ano passado, deve evitar uma piora mais acentuada da indústria, mas avalia que mais medidas serão necessárias.

Caso a crise econômica mundial não se agrave, o especialista do Dieese acredita que, com um crescimento entre 3% e 4% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o Brasil deve gerar de 1,5 milhão a 2 milhões de empregos com carteira assinada.

Por efeitos sazonais, as demissões no comércio foram superiores às admissões em janeiro, e o setor fechou o mês com 36,3 mil desligamentos. No mesmo mês do ano passado, o corte foi de 18,1 mil vagas. "O comércio,


Tópicos: