ABIMAQ cria conselho automotivo

Novo conselho irá auxiliar montadoras a encontrar fornecedores

Com o intuito de desenvolver ações específicas de cunho institucional e mercadológico, que possam resultar em maior interação entre os associados como parte da cadeia produtiva e em uma maior participação da indústria de nacional nos investimentos que acontecem no País no segmento automotivo, foi lançado em Novembro na ABIMAQ, o Conselho Automotivo, que de acordo com José Velloso, diretor de mercado interno da Abimaq, faz parte da política da diretoria de mercado interno de se aproximar dos principais mercados consumidores de máquinas brasileiros e identificar oportunidades e ameaças aos nossos associados.
 
Outra meta do Conselho Automotivo é a de identificar os principais pontos que tiram a competitividade da indústria e buscar junto aos consumidores, governos, entidades financiadoras políticas que tragam de volta a competitividade perdida. O novo Conselho terá Henry Goffaux como coordenador e durante a primeira reunião os membros decidiram que os primeiros temas tratados com prioridade pelo grupo serão: sustentabilidade, renovação da frota de veículos, legislação ambiental, novas tecnologias e o novo regime automotivo.

A primeira atividade do conselho ocorreu em dezembro de 2011, quando as entidades participantes entregaram um documento único ao Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) com sugestões e propostas para o Novo Regime Automotivo. Fazem parte deste conselho, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira de Fundição (Abifa), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindibor).

Após reuniões com a diretoria da Abimaq, a Fiat solicitou apoio da entidade para cadastrar fornecedores para a nova fábrica em Pernambuco. O Conselho Automotivo está coordenando este projeto e enviou a todos os associados questionário da FIA. O próximo passo será agendar encontro entre a FIAT e associados para que seja feito o cadastro dos fornecedores. O evento deverá ocorrer ainda este mês.


Tópicos: