Helibras finaliza no Brasil primeira peça de novo helicóptero

Peças primárias para a cauda e do cone estão em fase  avançada de protótipo

O punho do rotor principal do EC725 e EC225, peça de importante função estrutural que faz a ligação entre o rotor e a pá, é a primeira peça produzida no Brasil para os helicópteros EC725 que também serão fabricados no país. A foto é de um protótipo que será utilizado em testes de qualificação. Essas peças estão em processo de fabricação desde novembro de 2011, enquanto o desenvolvimento de outras unidades será feito em paralelo à produção dos helicópteros.

O punho do rotor principal é produzido pela ToyoMatic, no estado de São Paulo. É feito com aço 15PH5 forjado, matéria prima que está sendo fornecida pela Eurocopter, mas que poderá ser adquirida, futuramente, direto do fabricante. Além do punho, peças primárias para a fabricação e montagem do cone de cauda do EC725 e EC225 já estão em fase avançada de protótipo e industrialização no Brasil.

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 600 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões.

Tópicos:



Comentários