Poli/USP cria curso de Inovação para a Indústria Automotiva

A Universidade de São Paulo, por meio do Centro de Engenharia Automotiva do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (POLI/USP), está inaugurando um curso inédito no Brasil: Inovação para a Indústria Automotiva. Trata-se de um curso de atualização exclusivo no conteúdo, no formato e nas estratégias de aprendizado, como, por exemplo, a aplicação de Problem Based Learning como método de consolidação de conhecimentos e de ajuste de postura com relação à inovação.

O professor Marcelo Massarani, um dos organizadores do curso, explica que ele foi planejado diante da expectativa da sociedade e do governo de que a indústria automotiva brasileira desenvolva inovações que aumentem a qualidade e a atratividade dos seus produtos.

“Como contrapartida ao recente aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados ao Brasil e de fora do Mercosul, espera-se da indústria automotiva brasileira um aumento do investimento local em tecnologia e que adquira uma postura inovadora de forma que esteja apta a competir com os veículos importados no mercado nacional sem necessidade de proteções fiscais e também a conquistar novos mercados no exterior”, afirma.

O objetivo do curso Inovação para a Indústria Automotiva é formar profissionais envolvidos neste novo desafio, com amplo conhecimento do processo de inovação e aptos a aplicarem ferramentas que diminuam o tempo para a obtenção de resultados. Segundo o professor Massarani, “infelizmente profissionais com este perfil são raros e em quantidade insuficiente para atender à demanda que se instalou”.
O curso é organizado em três módulos: fundamentos, ferramentas para a inovação e desenvolvimento de caso prático. Abrange a formação de equipes para a inovação, o gerenciamento do processo de inovação, design thinking, TRIZ, mapas mentais, entre outros assuntos.

O curso de atualização será ministrado por professores doutores da POLI/USP e por profissionais do setor automotivo.

A avaliação será composta de provas e trabalhos e os concluintes receberão um certificado da USP.
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher uma ficha e entregar cópias do currículo e do comprovante de nível superior. O processo seletivo consiste em uma análise de currículo.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Centro de Engenharia Automotiva pelo telefone (11) 3817-5488 ou e-mail: [email protected]

Serviço:
Inscrições: de 27/02 a 13/04, das 09h às 18h
Local: Av. Prof. Mello Moraes, 2231 – edifício de Engenharia Mecânica
Aulas: de 24/04 a 05/07, sempre as terças e quintas, das 18h30 às 22h30
Carga horária: 80 horas.


Tópicos: