Bric deve liderar mercado de máquinas de construção em 2015

Mais da metade das vendas globais de máquinas e equipamentos de construção deverão estar concentradas nos mercados do Bric, Brasil, China e Índia, segundo estudo reunido pela Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, cujos dados apontam que 60% das vendas do segmento devem ser registradas nesses países em 2015.

O cenário é o inverso do vivido em 2004, quando os três países juntos representavam apenas 23% da demanda global por máquinas e equipamentos para construção.

“A crise de 2008 acelerou um processo de concentração desse mercado nos países emergentes”, afirmou em nota o consultor econômico da entidade, Brian Nicholson, que também utilizou dados da Abimaq e da Off-Highway Research de Londres para concluir a pesquisa.

Para Nicholson, a tendência de liderança das vendas do segmento de máquinas pelos países do Bric deverá acentuar ainda mais com o agravamento da crise na Europa e com a estimativa do bom desempenho esperados nesses países, principalmente os referentes à economia chinesa.

 

 


Tópicos: