PTC e Microsoft realizam evento para setor de Oil & Gas

A PTC – Parametric Technology Corporation - e a Microsoft organizam a palestra “Portfolio PTC e Microsoft para o mercado de Oil & Gas” no próximo dia 15 de dezembro, no período das 14h30 às 16h00, no Auditório da Microsoft, em São Paulo. Com o objetivo de demonstrar aos profissionais de empresas públicas e privadas do setor de óleo e gás a combinação das soluções e tecnologias de ambas, também se destina a profissionais ligados às áreas de desenvolvimento tecnológico industrial, pesquisa, inovação, certificação, produção, manutenção e gestão de dados.
 
As palestras serão conduzidas por Andrea Bonfiglioli, gerente de Mercado / Manufatura, da Microsoft, e por Helio Samora, diretor da PTC para a América Latina. Um dos principais temas em discussão será a importância do gerenciamento do ciclo de vida do produto, da sigla em inglês PLM (Product Lifecycle Management). “Embora o conceito de PLM tenha surgido no final da década de 1990, ele ainda precisa ser melhor compreendido no Brasil, inclusive e especialmente pelas empresas ligadas ao setor de óleo e gás. Trata-se de uma solução global que permite otimizar os processos ligados à lista de materiais (BOM – Bill of Materials) do produto - desde a produção até sua retirada do merca­do. Todas as atividades que afetam, mudam, influenciam uma lista de material são elementos que afetarão a eficiência operacional global de uma empresa e, desta forma, fazem parte do PLM”, explica Samora.
 
Durante o encontro, o executivo irá evidenciar alguns dos benefícios propiciados pela  versão 10.0 do Windchill, a solução de PLM da PTC lançada no primeiro semestre deste ano e que demandou investimentos de US$ 100 milhões em pesquisas e desenvolvimento - o maior volume de recursos já aplicados pela companhia na versão de um produto – e de que forma esses recursos podem ser potencializados com o uso combinado com as soluções da Microsoft. 
 
Outro tema em foco será a tecnologia Creo Parametric (nova versão e designação do Pro/ENGINEER - a solução de CAD/CAM/CAE 3D da PTC). “Vamos apresentar  algumas das funcionalidades dessa tecnologia para Plant Design (projetos de construção de plantas industriais e plataformas petrolíferas). Foi algo que despertou o interesse dos engenheiros e profissionais da Petrobras durante o PTC Technology Day, nosso maior evento no Brasil, que foi realizado em agosto passado, onde puderam avaliar a perfomance e o potencial oferecido pela ferramenta”, confidencia Samora.
 
A iniciativa em conjunto com a Microsoft tem também como objetivo propiciar maior aproximação e estreitar o relacionamento com as empresas paulistas que fornecem produtos e serviços para o segmento de óleo e gás. No rol de clientes da PTC desse segmento  incluem-se empresas como a Petrobras, Enfil, Jaraguá, Engevix,  UTBR, Weatherford e  GE Oil & Gas (no Brasil) e Babcock Power e Smith International (no exterior).
 
O evento realizado pela  PTC e Microsoft é gratuito, mas requer inscrição prévia porque as vagas são limitadas. Informações e inscrições: 0800 770 3032  ou [email protected]