Usiminas Mecânica inaugura fábrica em MG para atender ferrovias

A Usiminas Mecânica inaugurou a linha de moldagem automática da fundição na última quinta-feira (01/12), com investimento de R$ 50 milhões. Localizada em Ipatinga-MG, a linha fabricará truques para vagões e outros componentes fundidos (engates, braçadeiras, hastes de ligação, etc), além de peças seriadas para os segmentos industrial e de mineração.

Instalada em uma área de 4 mil m², a nova linha de fundição amplia a capacidade de produção da Usiminas Mecânica de 24 mil t/ano para 41 mil t/ano de aço. Com um mercado cada vez mais aquecido, a Usiminas Mecânica se prepara para iniciar o ano de 2012 com uma carteira superior a 700 vagões.

Dentre as vantagens do processo automatizado de moldagem está o menor custo operacional e a estabilidade do processo. “Estamos modernizando nossas operações para oferecer ao cliente um produto com mais qualidade e valor agregado”, afirma Guilherme Muylaert, diretor executivo da Usiminas Mecânica. Os operadores da Usiminas Mecânica foram capacitados com treinamentos na Alemanha e Itália.

Com a areia utilizada nos moldes, 85% será reaproveitada - após passar por recuperador de areia de última geração. Os outros 15% serão destinados para co-processamento. Além disso, 100% da sucata metálica retornam para o forno de fusão.