Como conseguir uma promoção no trabalho?

O profissional que demonstra para a empresa capacidade de comprometimento e engajamento tem mais chances de obter uma promoção na empresa. A organização, por sua vez, também precisa ter critérios claros neste sentido. Confira o que é preciso fazer para conseguir um cargo melhor, e evitar cair nos encantos das promessas vazias, no artigo da professora Clarissa Socal Cervo*, do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de RH (Unisinos).

Primeiramente, a questão da promoção depende, em parte, das políticas de gestão de pessoas que a empresa oferece. Dessa forma, o primeiro passo para se pensar em uma promoção que seja positiva e contribua para o crescimento da carreira consiste em verificar se a empresa possui a cultura de promoção de seus profissionais. É importante identificar esse ponto e avaliar os critérios utilizados pela empresa para esse processo; Com esses dados, pode-se perceber se o profissional possui oportunidades verdadeiras de crescimento ou se, ao longo de suas atividades, a promoção torna-se uma promessa vazia.

Olhar para os critérios da empresa é ponto fundamental, pois permite que se tenha indicativos de quais comportamentos e desempenhos são esperados dos profissionais. Quando se tem políticas e critérios claros de crescimento e promoção, o próximo passo volta-se para o desempenho do próprio profissional. E vale destacar que, além dos conhecimentos, conta muito a capacidade de relação interpessoal e as atitudes assumidas.

Para se obter uma promoção de forma consolidada, o profissional deve ter em mente que o desempenho de suas tarefas será o primeiro ponto a ser analisado. Avalia-se não só a correta execução das atribuições, mas também quando há um desempenho além do esperado. Se o profissional busca uma promoção, ele deve demonstrar bons resultados. Não pode ter em mente que, ao fazer apenas o que lhe é solicitado, conseguirá se destacar dos demais. A promoção é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa, justamente, reconhecer aqueles que vão além de suas atribuições normais. Segue um exemplo simples, mas que retrata muito o comportamento analisado para uma promoção.

Muito além do preço do abacaxi
Um chefe pede para dois funcionários verificarem o preço do abacaxi no mercado ao lado. O primeiro vai e pergunta o preço da fruta e, quando o atendente disse que não havia abacaxi, ele volta e comunica ao seu chefe a situação, esperando deste um novo direcionamento. Já o segundo funcionário, ao chegar no mercado e ter a informação de que não há abacaxi, solicita o valor da banana, maçã e pêra. E, ao informar ao chefe a falta da fruta solicitada, ele já informa que pode-se fazer uma substituição por outras que o mercado possui, indicando o preço delas.

Nesse exemplo, qual profissional tem mais chance de ser promovido? Justamente aquele que demonstra um desempenho além do que é esperado. Nessa busca para moldar seu comportamento e atitude em direção a resultados eficientes, o profissional demonstra para a empresa uma capacidade de comprometimento e engajamento que são pontos esperados, desejados e avaliados pela empresa.

Assim, o profissional deve demonstrar um desempenho e comportamento voltados para a excelência. Em paralelo, ele deve saber estabelecer e manter relações interpessoais de cooperação, pois não se cresce sozinho e isolado de uma equipe. Há sempre conhecimentos que aprende-se nas trocas com os colegas. A união dessas características permite que o profissional seja visto e reconhecido pela sua liderança e pela organização, obtendo, com isso, chances concretas de promoção.

* Psicóloga, mestre em Psicologia (Ufrgs). Professora do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de RH (Unisinos) e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (Unisinos).


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