Finep libera R$ 2,8 milhões para aplicação de nanotecnologia

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia - 29/05/07

Imaginem pegar uma cervejinha gelada no congelador e não sentir frio nas mãos. Pois bem, através de um novo tipo de rótulo auto-adesivo fabricado à base de nano materiais, a Novelprint desenvolveu uma solução pioneira capaz de propiciar o isolamento térmico entre a pele e a garrafa.

A novidade é fruto de projeto de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o setor de rótulos e etiquetas auto-adesivas, que é promovido pela empresa e conta com financiamento de R$ 2,8 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia..

Iniciado em setembro de 2005, o empreendimento é focado no estudo da nanotecnologia, ciência relacionada ao controle da matéria em escala molecular capaz de manipular nanômetros (nm), unidade de medida equivalente a um bilionésimo de metro. "Entre outros avanços alcançados, estão novas aplicações para o silicone e tintas líquidas", conta Jeffrey Arippol, presidente da Novelprint.

Além disso, há inovações também em equipamentos, como uma máquina aplicadora de rótulo para cerveja, que se encontra em exposição no show room da empresa e já possui patente registrada no Brasil e pedido de extensão para os Estados Unidos. Após a conclusão do projeto, prevista para o fim deste ano, o aumento da participação da Novelprint no mercado pode chegar a 50%. "Com relação ao faturamento, este ano a previsão é de crescimento da ordem de 25%", afirma Jeffrey.

Fundada em 1958 e sediada em São Paulo, a Novelprint oferece serviços de impressão de materiais para usos industrial e comercial, o que inclui etiquetas em papel, rótulos em plástico, lacres de segurança e laminados auto-adesivos destinados a diversos segmentos, como o de alimentos, higiene pessoal, limpeza e medicamentos.

Dois exemplos de soluções desenvolvidas pela empresa em circulação no mercado são os rótulos dos produtos Ketchup Heinz e Zero Cal. No portfólio de clientes, marcas consagradas: O Boticário, Havoline, Heliar, Sadia, Yakult e Maizena, entre outras.

Para conhecer as inovações criadas pela Novelprint, acesse o site da empresa, www.novelprint.com.br.