Ciser lança recobrimento nanocerâmico para desgaste e corrosão

A Ciser está lançando um novo produto com base nanotecnologica para revestimento de aço, alumínio, cobre, titânio, magnésio. O produto possui baixo coeficiente de atrito, alta resistência a corrosão e funciona como substituto do cromo hexavalente. A aplicação não se reduz a fixadores e a empresa irá buscar clientes no setor automotivo, aeronáutico, construção civil e eletroeletrônicos. O recobrimento está sendo lançado oficialmente, durante a Fastener Fair, pelo gerente de pesquisa e inovação Guido Ganassali.

A chegada do produto nanocerâmico é uma parceria com uma empresa dos Estados Unidos que faz a fabricação e distribuição a partir de Taiwan. O novo produto não elimina a necessidade de aplicação de top coatings, possui uma camada extra fina camada de deposição, garantindo as dimensões originais do produto. A ligação química entre as superfícies é muito forte, superando os atuais organometálicos.

Como cada superfície exige tratamento específico e se comporta de maneira diferente, a empresa está em contato com clientes para realizar testes e a partir de 2012 estará pronto para ser incorporado nas linhas de produção. Para o gerente de pesquisa e inovação, estes testes são importantes para a padronização dos processos de acordo com características de camada, dureza, compatibilidade química.

Há um ano e meio a Ciser estuda a utilização de nanocompositos e estuda, no futuro, fazer a fabricação do produto no Brasil. “Para isso teremos que atingir um determinado nível de consumo" diz Guido Ganassali.


Tópicos: