Desenhos industriais em CAD feitos com os olhos

Projeto em fase inicial monitora olhar e seleciona formas do esboço

Um grupo formado por dois pesquisadores britânicos e um espanhol desenvolveu um sistema gratuito que permite que os projetos e desenhos industriais em CAD sejam feitos com os olhos. Em seu projeto Designing with Vision (projetando com a visão), os pesquisadores se concentraram no estágio inicial do processo de design, que envolve desenhar, visualizar, selecionar e manipular formas.

Designers e engenheiros que trabalham com formas tendem a começar intuitivamente em determinadas áreas dos esboços, usando-as como ponto de partida. No entanto, este elemento de seleção subconsciente é difícil de replicar com o CAD, porque o pacote de software não é capaz de "ver" aquilo no que o projetista está prestando atenção. Para reverter este quadro, os pesquisadores adicionaram uma tecnologia de rastreamento ocular a um sistema CAD, dando à tecnologia digital uma maior fluidez na interface homem-máquina.

O resultado é um sistema de desenho que pode identificar e selecionar formas automaticamente dentro de um esboço, de acordo com o olhar do designer, e sem perder nenhuma das ferramentas tradicionais do pacote de software.

"O sistema de rastreamento dos olhos identifica a parte do rascunho em que o usuário está se concentrando, tornando a interface homem-máquina mais fluida. O resultado é uma sinergia entre a ingenuidade humana e a tecnologia digital das máquinas," diz o professor Steve Garner, da Universidade Aberta (The Open University).

A primeira versão do sistema está sendo disponibilizada gratuitamente no site do projeto.