Caterpillar inaugura fábrica no Paraná

A Caterpillar Brasil inaugurou sua unidade industrial de Campo Largo (PR). O projeto teve início em setembro de 2010 com a aquisição da fábrica desativada onde foram montadas entre 1998 e 2002 as picapes Dodge Dakota. Os investimentos na planta, sua reforma e ampliação somaram R$ 170 milhões.

A unidade criou 260 empregos diretos, que devem chegar a 1.000 em 2013. As operações começam com a montagem de dois produtos feitos antes em Piracicaba (SP). “A nova fábrica produzirá retroescavadeiras (modelo 416E) e carregadeiras de rodas (924H) de pequeno porte para o mercado doméstico e também para exportação, com foco na América Latina. Campo Largo se configura, naturalmente, como um bom lugar para a Caterpillar reforçar essa posição”, afirma o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil.

A empresa investe também R$ 180 milhões em Piracicaba, que abriga a sede e produz 40 modelos de máquinas, entre tratores de esteiras, retroescavadeiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, compactadores e grupos geradores.

A fábrica de Campo Largo se enquadra no Paraná Competitivo, programa que prevê benefícios tributários naquele Estado como contrapartida a investimentos em preservação ambiental, formação e qualificação de trabalhadores.