Normas de segurança impulsionam vendas da Lycos

As novas normas de segurança do trabalho trouxeram oportunidades para a Lycos, fabricante de cilindros hidráulicos. Utilizando a força hidráulica como base, a indústria passou a desenvolver novos produtos para atender diversos mercados, do setor agrícola a refinarias. Exigências como condições ergonômicas corretas dos operadores e a preocupação em evitar lesões motivaram a inovação e a procura por soluções por empresas de todos os portes. Este mês a empresa está de mudança para uma área três vezes maior que a anterior, com 800m², para atender as demandas de produção.

O produto que atua hoje como carro chefe da empresa são as mesas hidráulicas, fabricadas desde 2005. Para agregar valor ao produto, o diretor da Lycos, Luciano Rizzotto, passou a participar de reuniões com auditores de segurança no trabalho e estudar o assunto para melhorar o equipamento e também desenvolver novos produtos, como empilhadeiras. "Nossa preocupação não é apenas com a ergonomia, mas com todo sistema da fábrica, para que possa atuar de forma mais ágil", completa Rizzotto. A empresa acabou de fechar um contrato com uma grande montadora em que adaptará seu produto às necessidades do cliente. Haverá uma mesa elevatória para cada funcionário da linha de montagem e que será regulado para sua altura, enquanto o automóvel permanece na mesma posição.

Rizzotto acredita em grande crescimento para o próximo ano, principalmente no setor de petróleo e gás e construção civil. Como subfornecedores da Petrobras, a empresa entregou recentemente um pedido na refinaria de Itaboraí da Petrobras. O setor agrícola também trouxe bons retornos para a empresa com o fortalecimento do agronegócio e a permanência das pessoas no campo. "Os agricultores agora saem do campo para estudar, mas retornam e estão fazendo bastante investimentos", diz o diretor da Lycos.