Máquinas multitarefas são destaque dos fabricantes

Os fabricantes de máquinas vieram em peso para a vigésima edição da Mercopar, em Caxias do Sul. A região é considerada o segundo melhor mercado do País, atrás de São Paulo. Na Mazak a fatia do polo mecânico de Caxias do Sul representa 25% das vendas. "Temos uma forte presença na região, mas ainda há muito a explorar", garante o gerente regional de vendas, Álvaro Vianna. A aposta está em máquinas multitarefas com dimensão reduzida para pequenas e médias empresas. Estas máquinas agregam todas as funções de um torno e centro de usinagem, com a possibilidade dos cinco eixos atuarem simultaneamente. "Mais importante do que negociar, nossa participação na feira é para mostrarmos possibilidades em termos de tecnologia", diz Vianna.

A venda de máquinas com maior valor agregado e tecnologias avançadas cresceu bastante na Agie Charmilles e garantiu destaque da representação brasileira no grupo. "Essa é uma tendência que observamos desde o ano passado, em parte forçada pela dificuldade de mão de obra", explica o diretor de marketing Silvio Mitsunaga. Um dos setores que responde por essa mudança é a fabricação de próteses na área médica. O crescimento deste novo setor, que usualmente importava próteses, também foi sentido na Ergomat. Há oito anos a empresa importa do Japão um torno com cabeçote móvel para fabricação de micropeças e, além do câmbio favorável, tem sido motivado pela ortopedia e ortodontia. "Quando começamos a trazer esta máquina, as peças para este setor eram feitas em até quatro máquinas diferentes, agora já não há essa necessidade", conta o coordenador de produtos, José Barbosa Filho. Outro destaque da Ergomat este ano é um centro de torneamento com ferramentas acionadas capaz de produzir a peça completa.

O grupo Megga aproveitou a feira para lançar um novo serviço de fidelização de clientes, um pacote de horas de atendimento técnico que não está restrito às máquinas do grupo. O sistema está em funcionamento em São Paulo há três anos e o RS é o segundo Estado a recebê-lo. Com o pacote o cliente também tem direito a descontos na compra de novas peças e treinamento ilimitado para novos funcionários na operação máquinas na sede em São Paulo. Para atender a nova demanda, quatro técnicos da Megga no Estado estão em treinamento em São Paulo para atender as novas demandas, novas máquinas e ferramentas estão sendo adquiridas, informa o engenheiro de aplicação, Ricardo Oliveira. A novidade em máquinas é um centro de torneamento cinco eixos para usinagem pesada, especialmente eixo de comando de válvula.

Na Haas a Feira está sendo a oportunidade de fechar muitos negócios iniciados e uma máquina foi vendida logo no primeiro dia. Entre os destaques da fabricante americana, está um centro vertical montado especificamente para fabricantes de moldes.


Tópicos: