Voges dobra produção de ferro

A Voges, empresa gaúcha fabricante de motores elétricos, inicia este mês as obras de sua nova unidade de fundição em Caxias do Sul (RS). Com investimentos de R$ 50 milhões, a planta terá capacidade de produzir cerca de 70 mil toneladas/ano de ferro, dobrando a capacidade atual da empresa. A primeira fase de operações está prevista para outubro de 2012.

Um dos principais objetivos da expansão é viabilizar a produção de carcaças fundidas para motores à prova de explosão para áreas classificadas. A nova linha tem como foco a indústria de petróleo e gás, particularmente os setores naval e petroquímico, e já está sendo certificada pelo Cepel, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Com seis mil clientes ativos de diversas áreas, a Voges criou, em 2010, uma nova unidade de negócios, a Voges Automação, que vem buscando parcerias internacionais para aumentar seu portifólio de produtos. Atualmente, a empresa trabalha com duas linhas – inversores de frequência com tecnologia da Emerson Control Techniques e a VSS (Voges Soft Starters), em cooperação tecnológica com a neozelandesa Aucom, reconhecida como especialista em chaves de partida.

“Com essas parcerias, nos tornamos mais competitivos, pois o epecista quer, além do motor, a chave de partida, o inversor de frequência. Isso é parte de uma estratégia para que a empresa se insira cada vez mais na cadeia de petróleo e gás”, explica o diretor de Inovação e Novos Negócios da companhia, Oscar de Azevedo.