Minério de ferro passa a ter índice de referência de preços na China

As negociações de minério de ferro, principal matéria-prima na fabricação de aço, passaram a contar na China, desde ontem (10), com um índice de referência de preços. O primeiro Índex do produto é uma publicação conjunta de entidades da cadeia mínero-metalúrgica do país, como a China Iron and Steel Association (CISA).

O índice de preços chinês, que será semanal, visa melhor refletir o mercado doméstico e melhor retratar a importância do país na formação do preço internacional  do minério de ferro. A informação é da agência oficial chinesa Xinhua, reportada pelo site especializado Steel Guru, da Índia.

A publicação vai conter dois subíndices: um referente ao produto extraído domesticamente e outro relativo ao minério de ferro importado. Ambos terão por base de comparação inicial os preços de abril de 1994.

O índice doméstico abrangerá os preços de minério de 14 províncias, regiões autônomas e municípios chineses, bem como de 32 áreas de mineração. O importado será feito a partir de informações obtidas em oito portos do país.

Na primeira semana de outubro, o novo índice chinês reportou preço médio de importação, entregue no porto (CIF), de US$ 176,22 a tonelada, com leve queda em relação à semana anterior. Já o preço doméstico ficou em torno de US$ 123 a tonelada.

Atualmente, as principais companhias de  mineração do mundo usam como índices de referência para seus preços de exportação de minério de ferro o Steel Index, o Metal Bulletin Iron Ore Index e o Platts Iron Ore Index.