GE instala o primeiro aerogerador no País em parque da DESA

A GE concluiu, ontem (04), a montagem do primeiro gerador do parque eólico Morro dos Ventos, que constrói no Rio Grande do Norte. Esta é a primeira vez que esta montagem é realizada Brasil. Os aerogeradores estão sendo instalados nos parques eólicos Morro dos Ventos I, III, IV, VI e IX, que a DESA constrói em João Câmara (RN) com capacidade de 144 MW. No total, serão montados 91 aerogeradores e para este empreendimento, a DESA investe R$ 820 milhões

A conclusão total das obras está prevista para março de 2012 e a energia a ser produzida já foi integralmente contratada no leilão realizado pelo governo em 2009. Com o início da construção, a DESA comemora a conclusão da etapa de obras civis e o início da fase de montagem, com antecipação de três meses em relação ao cronograma inicial. “A chegada destes equipamentos no site permite iniciar a montagem dos aerogeradores, dentro de um cronograma absolutamente em dia, diz Carlos Augusto Leite Brandão, diretor presidente da DESA”.

O aerogerador tem índice de nacionalização de 60%, em conformidade com a exigência do Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial)/ BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). As pás são produzidas pela Tecsis e seu fornecimento também se constitui em um marco para a empresa: 100% brasileira, a Tecsis verá, pela primeira vez, após 16 anos no mercado, suas pás, frutos da parceria com a GE, operando em grande escala no mercado interno.

Segundo o presidente da Tecsis, Bento Koike, a parceria com a GE permitiu que a empresa tivesse seus produtos instalados em países como Japão, Alemanha, Polônia, Turquia, México, Canadá e Estados Unidos, e somente agora no Brasil. “Nossa satisfação é redobrada por vermos nossas pás instaladas no nosso próprio país. Além disso, é muito bom ver que o Brasil está começando a perceber o imenso potencial que possui para gerar energia elétrica de forma limpa”, ressalta Koike.