Impressora 3D produz protótipo funcional

A empresa Sycad apresentou a impressora 3D na Intermach, capaz de imprimir objetos funcionais a partir de resina acrílica. "A possibilidade de um protótipo funcional, como por exemplo no caso de uma torneira, em que até o rosqueamento é projetado é o diferencial desta máquina", explica o assistente técnico Tércio Ribeiro. A instalação da impressora leva três dias, sendo o último dedicado ao treinamento dos funcionários.

Os modelos das máquinas, importadas da empresa israelense Objet Geometries, são capazes de trabalhar com um até 50 tipos de resinas, no equipamento mais sofisticado.

Com o uso de diversos tipos de resinas acrílicas é possível simular materiais elastômeros e rígidos, como polipropileno, ABS e borracha. Ela possui dois modos de impressão, camadas ultrafinas de 16 e 30 microns e  alta precisão, o que garante protótipos com superfícies lisas e detalhadas, modelos geométricos complexos, peças com movimento e fiéis ao projeto.

A impressora possui um software próprio e pode receber arquivos de todas as modalidades de CAM, desde que os arquivos estejam convertidos no modo "xtl". Hoje a empresa possui 50 máquinas instaladas no país.

Além da Objet, a Sycad possui uma nova parceira, a empresa alemã Voxeljet, fabricante de máquinas de impressão 3D de grande formato indicado para uso em grandes indústrias, que produzem protótipos e moldes para fundição.


Tópicos: