Hurth-Infer desenvolve fresa de perfil NR

A Hurth-Infer apresenta durante a Intermach sua nova fresa de topo em metal duro para desbaste. A ferramenta foi desenvolvida a pedido da fundição Tupy para usinagem de blocos de motores. A empresa é um dos principais clientes da HI. Diferente das fresas de perfil NF que possuem intervalos de superfície lisa entre as ondulações, o perfil NR tem ondulações completas. "Isso permite uma retirada mais rápida e eficiente do cavaco", explica o vendedor técnico Pedro Mariano.

Os testes para desenvolvimento do novo perfil ocorreram ao longo de cinco meses. A principal dificuldade era encontrar uma liga de diamante para o rebolo que suportasse uma rotação alta sem provocar desgaste excessivo para garantir a produção em escala. "A liga continua em testes, mas conseguimos atingir uma boa produtividade", garante Mariano.

Hurth-Infer IntermachOutra peça produzida para a Tupy é a broca de canal reto para furação profunda em metal duro, com ou sem revestimento. No entanto sua aplicação é muito restrita e a aposta, entre as novidades, está na nova fresa desenvolvida, que hoje só chega ao Brasil por importação. Como o foco da HI está em ferramentas especiais, as medidas das ferramentas podem ser solicitadas a partir da necessidade do cliente.

O aperfeiçoamento da produção de brochas helicoidais também está entre os destaques da empresa neste ano. Em 2010 a HI investiu cinco milhões em maquinário para melhorar agilidade e qualidade dos processos. Uma das máquinas importadas é uma retífica de perfil Reform e com ela a empresa passará a produzir brochas de perfil helicoidal. Até agora a produção desse tipo de brocha só era possível nos centros mais avançados, no exterior.