PUC-Rio promove evento para profissionais do mercado de petróleo

Para incentivar a integração entre profissionais, alunos de diversas universidades e empresas do ramo de petróleo e gás, o Departamento de Engenharia de Petróleo do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) promove, de 12 a 16 de setembro, o 3º PetroPUC. Organizado pelo Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio, o evento comemora os 80 anos da descoberta dos primeiros indícios de petróleo no Brasil e será composto por 20 palestras gratuitas e cinco mini-cursos pagos, no campus Gávea da PUC-Rio.
 
A Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) é um órgão técnico mundial voltado para o avanço da tecnologia do petróleo. Sua estrutura é composta por 131 capítulos estudantis, entre eles o Capítulo SPE PUC-Rio, formados por alunos de Engenharia de Petróleo.
 
O 3º PetroPUC é patrocinado por empresas como Transocean, Chevron, Backer Hughes, Weatherford e Schlumberger, importantes multinacionais do ramo. A programação do evento, inclui palestras e mini-cursos com profissionais dessas empresas e também da Petrobras, Halliburton e Maersk FPSO. As oportunidades do mercado de trabalho e as novas tecnologias são os temas predominantes do evento. Para o professor Sérgio Fontoura, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo, o momento é positivo para quem segue a profissão e o 3º PetroPUC contribui para uma qualificação diferenciada dos alunos: "A economia está aquecida e quem se prepara para as exigências do mercado tem emprego garantido."
 
Para assistir às palestras não é necessário fazer inscrição prévia, mas a organização do evento pede aos interessados que levem 1 kg (um quilo) de alimento não-perecível. Os mini-cursos têm duração de quatro horas, ao custo de R$ 20 para os membros do SPE e R$ 30 para os não membros. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de setembro pelo site.