Workshop discute microusinagem e laser em moldes

A produção de moldes com microusinagem e com tecnologias laser será discutida no Workshop Internacional Novas Tecnologias Aplicadas ao Setor Metalmecânico, que o SENAI realiza nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório da Associação Empresarial de Joinville. O evento contará com a participação de especialistas brasileiros e alemães, que debaterão os desafios e tendências tecnológicas no setor de ferramentarias e moldes. Nos meses seguintes serão realizados workshops semelhantes direcionados às áreas ambiental e têxtil (em Blumenau) e alimentos (Chapecó).

O evento de Joinville vai reunir os seguintes especialistas nacionais e internacionais:

Benedikt Gellissen - pesquisador do Departamento de Tecnologia de processos do Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT), da Alemanha, no departamento de corte de alta performance, com foco em tecnologias para ferramentarias e moldes. Falará sobre fabricação de moldes por microusinagem e sobre avanços em tecnologia de fresamento.

Kristian Arntz - chefe do Departamento de Processamento de Materiais a Laser Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT). Desenvolveu os processos para uso eficiente da radiação a laser como ferramentas na cadeia de valor industrial. Tratará da aplicação do laser como ferramenta para fabricação de moldes.

Jefferson de Oliveira Gomes - professor e coordenador do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológica da Aeronáutica (ITA). Abordará: avaliação tecnológica e organizacional e proposta de melhorias nas empresas do setor metalmecânico. Também apresentará o tema Manufatura digital (simulação da produção em computador para identificar oportunidades de melhoria).

Rafael Bottós - presidente da Welle Tecnologia Laser. Sua palestra abordará a restreabilidade a laser para metais e polímeros.

José Mário Fernandes de Paiva Júnior - professor e coordenador de curso superior de tecnologia do SENAI em Joinville. Tratará sobre aplicações tecnológicas de engenharia reversa e prototipagem.


Tópicos: