Montadoras GM e Fiat procuram fornecedores

Fiat quer atrair empresas para Suape e GM está em contato com Sindipeças

Os executivos das montadoras GM e Fiat anunciaram a necessidade de encontrar fornecedores de autopeças. A Fiat pretende atrair parte de seus fornecedores de São Paulo e Minas Gerais para Pernambuco, onde instalará sua nova fábrica. Já a GM reuniu-se com o Sindipeças e estuda estratégias para armazenamento fora da empresa. Os anúncios foram feitos durante o Simpósio SAE Brasil Tendências e Inovação na Indústria Automobilística.

Segundo o gerente de métodos de logística da Fiat, Ricardo Takahashi, fornecedores deverão estar próximos da unidade, que fica a mais de 2 mil quilômetros de São Paulo e de Betim (MG), sua principal instalação. O objetivo é que os fornecedores possam fazer entregas just in time ou ter filiais dentro da montadora. O executivo disse que existe espaço disponível no terreno da nova fábrica para receber um centro de fornecedores e uma pista de provas, que hoje não existem em Betim por causa de restrições de espaço. “Vamos corrigir alguns problemas que hoje em Betim nos trazem custos maiores”, disse.

Em virtude do grande volume de compras previsto, a GM poderá ter fornecedores internos e externos para alguns projetos. A fim de driblar dificuldades logísticas, o executivo prevê estratégias de armazenamento fora da empresa e o transporte de alguns materiais por via aérea.

A diversificação de fornecimento também é uma medida de segurança depois dos desastres naturais ocorridos recentemente. “O evento no Japão ensinou muito à GM”, afirmou o executivo durante o Simpósio SAE Brasil Tendências e Inovação na Indústria Automobilística, que ocorre nesta segunda-feira no WTC Sheraton, em São Paulo. Segundo ele, a maior lição é a necessidade de ter mais que um local de produção de subcomponentes.


Tópicos: