Gerdau aumenta investimento em fábricas do interior de SP

Adicionalmente aos investimentos de R$ 718 milhões anunciados em maio deste ano para usinas localizadas no Estado de São Paulo, a Gerdau investirá mais R$ 183 milhões, até o segundo trimestre de 2012, nas usinas de Pindamonhangaba e de Mogi das Cruzes (SP) para atender a crescente demanda por aços especiais do mercado automotivo brasileiro. Utilizando avançada tecnologia industrial, será instalado, em Pinda, um novo lingotamento contínuo e um novo forno de reaquecimento, os quais trarão ganhos de produtividade e de competitividade à usina.
 
Em Mogi, por sua vez, será ampliada a capacidade de laminação de 216 mil toneladas para 276 mil toneladas por ano. Ao final de ambos investimentos, terão sido gerados 130 empregos diretos permanentes e 570 indiretos na cadeia produtiva. Além disso, no pico das obras, serão criadas cerca de 300 vagas temporárias. 

A Gerdau está retomando estudos técnicos para realizar um novo investimento no Chile. Os estudos envolvem o aumento da capacidade instalada anual da usina de Colina, agregando 280 mil toneladas de aço e 425 mil toneladas de laminados. Com isso, a capacidade instalada da Gerdau no Chile poderá atingir 800 mil toneladas de aço e 900 mil toneladas de laminados.

Os países da América Latina (exceto Brasil) comercializaram 20% a mais no segundo trimestre frente ao mesmo período do ano anterior, alcançando 644 mil toneladas de aço, com destaque para os mercados da Colômbia, da Argentina e do México. Durante o segundo trimestre, todas as operações da Gerdau registraram crescimento dos volumes vendidos. No Brasil (excluindo unidades produtoras de aços especiais que tiveram aumento de 8%), as vendas cresceram 7% em relação ao segundo trimestre de 2010, chegando a 1,8 milhão de toneladas. Desse total, 1,3 milhão de toneladas foi destinado para o mercado interno, volume que manteve-se em linha com o mesmo período do ano anterior. As exportações a partir do País, por sua vez, responderam por 507 mil toneladas, 29% a mais que o período de abril a junho de 2010.
 


Tópicos: