Evento discute inovação em ferramentaria

Em torno deste tema central, será realizado nos próximos dias 10, 11 e 12 de agosto, na sede da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, em São Paulo, o 9º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes – Moldes ABM 2011.

O evento, que objetiva promover e difundir o conhecimento técnico-científico e de gestão nas atividades relacionadas ao segmento de ferramentaria, tornando-o mais competitivo frente aos desafios do mercado globalizado, oferecerá uma programação rica e dinâmica.

A novidade desta 9ª edição será a ‘Consultoria Aberta: Você conhece sua Ferramenta?’, espaço destinado a esclarecer dúvidas de pequenos ferramenteiros e discutir atalhos para a implementação da inovação incremental, aquela que incorpora melhorias a sistemas ou produtos existentes, tornando-os mais baratos, melhores e mais rápidos, por exemplo.

Conforme explica o coordenador do evento, José Gerson Bortoleto, gerente Industrial da Hydro Aluminium, durante esta sessão, aproximadamente oito especialistas em áreas como aço, usinagem, tratamentos térmicos e superficiais, estarão à disposição dos participantes para responder aos questionamentos. “Essa discussão acaba sendo uma grande oportunidade também para aprender com a dúvida do outro”, diz ele.

A programação do Moldes ABM 2011 prevê a tradicional mesa-redonda para debate de assuntos atuais e relevantes para as empresas do segmento. Desta vez, o foco será gestão: ‘Como você está administrando sua empresa?’. Conforme explica o engenheiro, administrar bem o negócio é o que vai determinar a longevidade de uma empresa no mercado. “Significa saber planejar ações, distribuir bem as atividades, usar adequadamente os recursos, dentro do orçamento, com todos os requisitos propostos pelo cliente”.

De acordo com Bortoleto, muitos ferramenteiros, por estarem envolvidos com a produção, não estão atentos a alguns requisitos fundamentais que envolvem o negócio e acabam perdendo mercado para a concorrência.

O programa prevê ainda apresentações orais de trabalhos técnicos, palestras a cargo de renomados profissionais e visita técnica à Indústria Romi. Paralelamente, será realizada exposição para demonstração de produtos, serviços e literatura técnica das empresas patrocinadoras: GRV Software, Oerlikon Balzers, Sandvik Coromant, Schmolz+Bickenbach, Senai Joinville e Villares Metals.

A sede da ABM está localizada à Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo. Mais informações com Ludmila Freitas, por e-mail ([email protected]) ou telefone (11) 5534-4333, ramal 123.