Iscar amplia linha de ferramentas para beneficiar peças em miniatura

As operações de mandrilamento interna exigem bastante cuidado e são consideradas um dos problemas de difícil solução nos processos de usinagem, em especial no caso de peças de miniatura e médica. Com essa demanda a Iscar ampliou sua família de mini barras de metal duro integral Picco. As inovações mais recentes abrangem três pontos de problemas específicos na usinagem interna: atingir o fundo de furos cegos, chegar mais fundo em furos de profundidade levada e reduzir a incompatibilidade entre os diâmetros das  ferramentas e os tamanhos dos furos. Como exemplos das peças que podem ser usinadas com a nova linha, estão fabricação de implantes dentários, parafusos ortopédicos, pequenas engrenagens, eixos e conectores

Quanto melhor a combinação entre a ferramenta e a geometria do furo, mais eficiente será a operação. Quanto maior a profundidade do furo maior deve ser a secção transversal da ferramenta e quanto maior o diâmetro do furo maior deve ser o diâmetro da barra. Para melhorar a planicidade do fundo em furos cegos, a nova pastilha 050.20 apresenta um ângulo de folga frontal superior a 20°. A folga adicionada cria mais espaço para eliminar o esmagamento de cavacos. As mini barras estão disponíveis em diâmetros de hastes de 4,0 e 5,0 mm para diâmetros de 2,0 mm e acima.

Para furos de profundidade elevada com diâmetro de pelo menos 6,8 mm, um novo tipo de barra para chanfro agora é fornecido com uma haste de longo alcance de 40 mm, fornecendo mais que o dobro de profundidade que da haste de 19 mm existente. Uma nova barra de 6 mm também foi adicionada à linha, possibilitando melhores combinações de tamanho na linha de diâmetros de 6 a 6,8 mm.

Três diâmetros de furos adicionais também ampliam as seleções de ferramentas disponíveis na família 050 PICCO, que cobre a gama de diâmetros de furos de 0,5 a 4,0 mm. Os novos diâmetros são 0,8; 2,5; e 3,5 mm. Todas as barras para chanfro e torneamento interno 050 são fornecidas com vários comprimentos de hastes, para otimizar a combinação de tamanho entre a ferramenta e o furo. Todas as ferramentas  são fornecidas nas versões direito e esquerdo e estão disponíveis na classe IC900, a classe de metal com cobertura PVD mais versátil. A fina cobertura de PVD protege a aresta de corte preservando ao mesmo tempo a geometria integrada ao substrato.


Tópicos: