Multi turn da Korloy garante agilidade na usinagem

A agilidade na troca de ferramentas combinada com um bom planejamento pode reduzir o tempo de usinagem das peças dentro processo industrial. Uma solução para agilidade é a nova linha de ferramentas multi turn da Korloy e comercializada no Brasil pela Kortech. O produto pode ser utilizado em tornos automáticos com o carregador conhecido por gang tools. O equipamento permite a troca de até seis ferramentas e com a ferramenta multi turn, capaz de executar quatro operações, o número fica otimizado para 10 ferramentas. 

Essa ferramenta permite a execução de 4 operações adicionais, torneamento interno e externo, faceamento e furação. O planejamento das operações dentro do processo de usinagem de uma peça pode reduzir, e muito, o tempo do processo. A diferença pode ser facilmente observada quando a indústria é responsável por lotes de milhões de peças identicas, em que um segundo a menos pode resultar em muitas horas. A ferramenta é indicada para usinagem de leve a média

O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Iris Bento da Silva, em artigo publicado na revista Mundo da Usinagem, exemplifica maneiras de reduzir o tempo de fabricação. Silva divide as atividades entre externas e internas. Na primeira estão todas as atividades que podem ser executadas enquanto a máquina está em operação, enquanto as internas necessitam paralisar o processo para troca de ferramentas e manutenção. Ele também recomenda que a ordem das peças também entre no planejamento, para que sejam agrupadas por similaridade de ferramentas.