Walter do Brasil na FEIMAFE 2007

Fonte: Walter do Brasil - 22/05/07

A WALTER do BRASIL participa da 11ª edição da FEIMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramentas e Sistemas Integrados de Manufaturafeira com um estande que reúne as marcas WALTER TITEX PROTOTYP, atuando em fusão desde fevereiro
desse ano.

Formada pela união de três marcas da área de ferramentas de corte, a WALTER irá apresentar na feira todas as suas linhas de produtos de ferramentas de corte para usinagem, para qualquer que seja o processo do cliente.

Lançamentos da Walter na Feimafe:

Ampliação do programa de corte e canal Walter

O programa foi ampliado, saindo de uma classe e uma geometria para 7diferentes classes. Além disso, mais 5 geometrias foram apresentadas aomercado. A linha, que antes contava com insertos de 3 a 6 mm, agorapossui também as espessuras de 2 e 2,5mm.

Outras novidades são os insertos para corte e canais nas consagradasclasses Tiger.tec para usinagem de ferro fundido. Insertos com duasarestas de corte na linha GX, com cobertura PVD desenvolvidos paramelhorar a eficiência dos usuários na usinagem de aço e aço inoxidável.Devido à sua forma especial, os insertos são adequados para a usinagemde canais axiais e radiais, e também propiciam faceamento e torneamento subseqüentes às operações. Esta versatilidade representa uma grande vantagem nas usinagens de difícil acesso (como contornos internos), já que o cliente pode economizar uma ou várias trocas de ferramentas.
          
Nova pastilha para o torneamento de aço

A inovadora pastilha TigerTec Steel para o torneamento de aço tem duas novas classes e oito geometrias positivas. As novas classes são a WPP01 e a WPP05, extremamente resistentes ao desgaste, ideais para aplicações em altas velocidades de corte em boas condições de usinagem. A classe WPP 01 é ideal para acabamento e a WPP 05 para desbaste e semidesbaste.

As novas classes completam a linha, que já contava com a WPP10 (ideal para altas velocidades de corte sob boas condições de usinagem), WPP20 (universal e cobre cerca de 80% das aplicações) e WPP30 (recomendada para operações de corte interrompido e condições de usinagem desfavoráveis).

Além das nove geometrias negativas disponíveis desde o lançamento da Tigertec Steel para torneamento de aço, foram lançadas oito geometrias positivas, perfeitas para uso em máquinas de baixa potência e operações de torneamento interno, pois resultam em forças de corte menores.

Novas fresas Xtratec

Fresa porcupine ("abacaxi") F4238: o alinhamento helicoidal no corpo da fresa cria um canal que proporciona excelente remoção dos cavacos. Mesmo quando aplicada com altos parâmetros de corte e elevadas taxas de remoção de material, o design desta ferramenta ainda assegura a ação de corte suave devido à sua geometria altamente positiva.

Fresas de facear F4047 (k 75º) e F4048 (k 88º): As novas fresas de facear possibilitam profundidades de corte maiores que as anteriores
disponíveis no programa Xtra.Tec. As fresas estão disponíveis nos diâmetros de 63 a 200mm. Baixo custo de usinagem com alta taxa de
remoção de cavacos, pois as 8 arestas de corte de suas pastilhas podem ser usadas.

PVD Tiger

A PVD Tiger, que é a primeira pastilha no mundo com cobertura PVD (Physical Vapour Deposition) de óxido de alumínio (Al2O3). Esse tipo de cobertura permite uma camada mais fina na deposição destes componentes, proporcionando arestas mais vivas, ideais para a usinagem de materiais de difícil usinabilidade, como os materiais das classes M e S da norma ISO.

Broca para furação profunda

As brocas de metal duro de alta performance com tecnologia XD® (extreme deep = extremamente profundo) derivam-se da já bem-
sucedida geometria ALPHA4. São ferramentas com refrigeração interna projetadas para perfurar profundidades muito grandes, de 8 até 30xd, sem a necessidade de ciclo-intermitente ("pica-pau"). A broca oferece uma produtividade até seis vezes maior se comparada às brocas convencionais para furação profunda, como brocas-canhão, por exemplo.
    
A menor broca com refrigeração interna do mundo

A ALPHA4 PLUS Micro é uma ferramenta de alta performance para furos com diâmetros menores que 3mm, oferecendo aos clientes as vantagens da refrigeração interna, mesmo na menor faixa de diâmetros disponível. Isso significa alta produtividade e segurança de processo para ampla gama de aplicação. A ferramenta é recomendada para aplicações em aços (incluindo aços inoxidáveis), ferros fundidos, ligas à base de Ni e ligas de cobre e alumínio.
         
Ferramenta para aplicações automotivas

A PROTOTYP apresenta o macho de metal duro perfeito para a indústria automobilística: o PARADUR ENGINE. Suas aplicações envolvem a usinagem de peças automotivas, como blocos de motor, cabeçotes de motor e caixas de câmbio em GG25, CGI e ligas de alumínio. A ferramenta possibilita o aumento da velocidade de corte mesmo em materiais mais abrasivos, como ferro fundido, CGI, AlSi.
         
Machos Eco - rosqueamento ajustável

Os machos ECO são ajustáveis à maioria dos materiais, oferecendo um processo de rosqueamento seguro, mesmo para furos profundos em materiais macios e em materiais de cavacos longos. Econômico e ecológico, usa menos lubrificante para as operações e tem uma cobertura e uma geometria muito versáteis, podendo ser usados em uma grande gama de materiais, como por exemplo aço inoxidável, ferro fundido cinzento e alumínio.

Serviço

FEIMAFE 2007
Dias 21 a 26 de maio de 2007.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo.
Horários: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 9h às 17h.
Localização na feira: C50/D51