Evento na Unicamp promete integrar academia e mercado

Fonte: Inova Unicamp - 21/05/07

De 28 de maio a 01 de junho acontece no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o "i", evento cujo objetivo é mostrar os limites e caminhos para a inovação tecnológica na área de Engenharia através de palestras, painéis, apresentação de estudos de caso, mini-cursos e até visitas a empresas inovadoras da região; além de premiações. A programação do evento já pode ser acessada no site www.i2007.com.br. As inscrições já estão abertas, sendo que os primeiros inscritos já garantiram a participação no Desafio.

No Desafio, o participante será inserido em uma equipe multidisciplinar para tentar vencer um jogo tecnológico. A solução envolverá a elaboração de um aparato controlado por tijolos programáveis da LEGO em interface com sensores e atuadores de kits de robótica, proporcionados pela empresa EDAcom. “Essa atividade visa trazer os congressistas para uma aplicação prática das novas tecnologias”, destaca Danilo Herrero Macedo, um dos organizadores do evento.

O "i" reflete a condição da região, considerada o maior pólo tecnológico do país e da própria Universidade, líder nacional em número de patentes. Organizado pelas Empresas Juniores (EJs) CONPEC, dos cursos Ciência e Engenharia da Computação, e a Mecatron, de Engenharia de Mecatrônica, um dos principais focos do i é aproximar as realidades academia e mercado. “No i, o congressista terá a oportunidade de entrar em contato com a tecnologia na prática”, afirma Macedo. Com as visitas às empresas o público conhecerá a repercussão da tecnologia desenvolvida na indústria para produtos e negócios. “Este momento promete incutir nos visitantes o espírito empreendedor, mostrando-lhes como boas idéias viraram casos de sucesso in loco”, ressalta Macedo.

As palestras, que acontecem na abertura e encerramento do evento, refletem tendências mundiais da área de Inovação através das vozes de profissionais de destaque no cenário nacional e internacional. Os palestrantes, especialistas do mercado e do meio acadêmico, abordarão temas das áreas de Robótica, Eletrônica, Análise de Sistemas, Tecnologias da Informação, Bioengenharia, Meio Ambiente entre outras. Dentre os palestrantes estão Edmilson Morais, Jaqueline Gonçalves e Jussara Vieira, sócios-fundadores da VOCALIZE - Soluções em Tecnologias da Fala e da Linguagem, que pretendem captar recursos humanos, a partir da platéia do evento, para atuarem em Pesquisa e Desenvolvimento.

Além das palestras de recrutamento, os participantes também conferem os mini-cursos. Outro destaque do evento é o Prêmio, que será concedido ao melhor projeto inovador da área tecnológica, realizado no último ano na Unicamp em âmbito de Iniciação Científica. Esta etapa do i visa mostrar o que vem sendo criado em pesquisa e inovação na Universidade.