Feira de Metal Mecânica de Joinville cresce 52%

O espaço ocupado por expositores da Intermach 2011 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – já supera em 52% a área comercializada no mesmo período de 2009. Chama a atenção a presença de grandes grupos internacionais no evento, em sua maioria representada por unidades brasileiras, como Agie Charmilles, Iscar, PTC Parametric Technology, Steinbichler e Zeiss.

Entre os motivos atribuídos pelos organizadores da Feira ao aumento da procura está o crescimento do segmento de máquinas e equipamentos em 24,3% no ano passado em comparação a 2009, segundo dados do IBGE. Outro destaque é o fator regional. Joinville (SC), cidade onde será realizada a feira e as cidades vizinhas concentram cerca de 400 ferramentarias e usinagens. 

Novidades e expectativas
Intermach 2009A fabricante de máquinas para ferramentarias, Agie Charmilles estima crescer 15% em vendas em 2011, comparado a 2010. Boa parte desse potencial de crescimento no mercado brasileiro concentra-se na região de Joinville, um dos mais importantes e avançados pólos tecnológicos do Brasil. “Por concentrar um pólo de ferramentarias, a região abriga uma de nossas filiais e é estratégica para nossos produtos, fornecidos há mais de 30 anos nesse mercado”, explica Marcos Mutterle, diretor de vendas da Agie Charmilles.
 
A Steinbichler do Brasil, subsidiária da empresa alemã especializada em metrologia óptica sem contato, leva para a Intermach 2011, a tecnologia inovadora no mercado brasileiro em digitalização 3D. Na feira vai expor o COMET 5, digitalizador de luz branca voltado principalmente para as áreas de desenvolvimento e qualidade. O equipamento realiza medições em alta velocidade, permitindo a aquisição de dados em até 1/6 do tempo. Outro equipamento que a Steinbichler mostra na Intermach é o T-SCAN 3, digitalizador laser de mão de alta resolução, que digitaliza objetos com diferentes características superficiais, sem a necessidade de prepará-los com spray.
 
A Brasfixo programa o lançamento de uma coleção de carrinhos de movimentação para troca de ferramentas em centros de usinagem e prensa, e prateleiras móveis de até 10 toneladas na Intermach 2011. “Nos próximos meses devemos investir em nova unidade em Joinville devido aos novos investimentos que a cidade vem recebendo no setor automotivo e de construção civil”, comenta José Roberto, gerente de vendas da Brasfixo.



Comentários