Divisão de fresas de acordo com dentes e canais

O fresamento é uma operação de usinagem na qual a ferramenta apresenta arestas cortantes ao redor do seu eixo, girando com movimento uniforme para arrancar o cavaco. A ferramenta possui uma ou mais arestas de corte, e o movimento de corte é realizado pela ferramenta. O movimento de avanço pode ser executado tanto pela peça como pela fresa. A característica particular do fresamento é que a direção do movimento de avanço é perpendicular ao eixo-árvore principal (eixo de rotação). A fresa possui, geralmente, múltiplas arestas e executa o movimento de giro enquanto é pressionada contra a peça. A superfície usinada pode ter diferentes formas, planas e curvas. Uma das características que devem ser observadas para dar o formato da peça é a forma dos dentes desta ferramenta de corte.

Nas fresas com dentes e canais retos, isto é, paralelos ao eixo da fresa, os gumes saem e entram em corte bruscamente na peça, gerando maiores impactos e variações na velocidade e na potência de corte do que as fresas com dentes e canais helicoidais. Como exemplo deste tipo de ferramenta, temos alguns tipos de fresas cilíndricas, fresas de disco, fresas com haste e fresas detalonadas.



Nas fresas com dentes e canais helicoidais, os gumes penetram progressivamente na peça, produzindo um corte mais suave e contínuo. Por outro lado, gera-se um esforço axial na fresa, que pode tentar tirar a ferramenta ou o mandril do cone de acionamento.

Em fresas helicoidais, distinguem-se:
hélice direita: olhando a fresa de cima, os canais fogem para a direita.
hélice esquerda: olhando a fresa de cima, os canais fogem para a esquerda.

Fresas cilíndricas helicoidais, fresas de disco de dentes cruzados, fresas de topo e fresas cilíndrico-frontais são exemplos deste tipo de ferramenta. Elas são usadas nas mais variadas operações de fresamento, como desbaste, abertura de ranhuras e usinagem de matrizes.



Fresas com dentes alternadamente para a direita e para a esquerda são chamadas bi-helicoidais. Podem ser compostas pela montagem de duas fresas de hélices opostas para equilibrar a força axial gerada. Podem também ser constituídas de um corpo único, como exemplo, temos a fresa de disco bi-helicoidal.

São usadas em operações de desbaste, rebaixo de superfícies e abertura de ranhuras profundas.


Tópicos: