Prêmio Professor Samuel Benchimol 2007 abre inscrições

Fonte: Agência FAPESP – 21/05/2007

Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para o Prêmio Professor Samuel Benchimol 2007, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os interessados podem apresentar projetos de pesquisa em três categorias: “social”, “ambiental” e “econômica e tecnológica”. O valor da premiação para cada categoria será de R$ 65 mil. As inscrições podem partir tanto de instituição do setor público como do privado.

A proposta é identificar e reconhecer projetos que representem estratégias viáveis de desenvolvimento econômico sustentável da região amazônica. Segundo os organizadores, o prêmio, que terá o tema “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, visa também fomentar a interação permanente entre governo, empresários, academia e demais organizações da sociedade.

O cronograma oficial do prêmio tem mais duas datas importantes. A primeira é no dia 30 de outubro, quando ocorrerá o julgamento. A entrega da premiação aos vencedores será no dia 23 de novembro, em solenidade que será realizada em Rio Branco, no Acre.

O pesquisador, escritor e empresário Samuel Isaac Benchimol (1923-2002), nascido em Manaus, foi professor emérito da Universidade Federal do Amazonas, presidente do Comitê Israelita do Amazonas e um dos fundadores do grupo Bemol-Fogás.

Autor de 109 livros relacionados à vida, economia e sociedade da região, Benchimol foi ferrenho defensor da necessidade de que o desenvolvimento sustentável da Amazônia devesse respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.

Mais informações: http://www.amazonia.desenvolvimento.gov.br/br