Angra 3 será construída

Fonte: Ambiente Brasil - 17/05/07

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse nesta quarta-feira, 9, que a usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro, vai ser construída. "A questão é definir quando", completou. A declaração foi feita à imprensa após o ministro participar de seminário sobre energias renováveis na Câmara dos Deputados.

Rondeau ponderou que a decisão final sobre a construção da usina deverá ser tomada pelo CNPE - Conselho Nacional de Política Energética. A próxima reunião do CNPE está marcada para junho e Angra 3 é um dos assuntos em pauta.

O ministro lembrou que para tomar a decisão será necessário adequar a legislação do setor elétrico para definir como será vendida a energia produzida pela usina. Ele ressaltou que as usinas nucleares de Angra 1 e 2 foram construídas numa época em que o modelo era totalmente estatal.

Angra 3, por ser uma usina nuclear, terá de ser construída pelo governo. A questão pendente é se a energia dela será ofertada nos leilões ou se será por outra forma. "Não pode ser por leilão, pois é uma obra do governo. Então temos de adequar a legislação". Questionado se o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social financiaria parte da construção de Angra 3, o ministro respondeu que não sabe, mas presume que sim.