Deb´Maq retoma atividades de difusão tecnológica

A Unidade Móvel de Difusão Tecnológica (UMDT) da Deb´Maq, um caminhão equipado com máquinas para ensinar alunos e capacitar profissionais, voltou às estradas em abril. As atividades iniciaram pelo Paraná, onde a UMDT percorrerá três cidades. A unidade ficou parada por quatro meses para revisão dos equipamentos e do veículo, que roda pelo país há oito anos. Para 2011, a expectativa é que outras 30 cidades sejam atendidas, incluindo as principais capitais do Nordeste (Maceió, Recife e Fortaleza), além de cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A programação é feita de acordo com a solicitação de escolas de ensino superior e técnico e, se houver folga na agenda, atendem escolas em pólos industriais que necessitam de formação. O gerente de Marketing da Deb´Maq, Mauro Trevisan, explica que os cursos variam de três a 12 horas, de acordo com a demanda do lugar e atendem estudantes e profissionais em busca de reciclagem ou troca de experiências.

As visitas duram de uma a duas semanas e incluem cursos de usinagem com tecnologia CNC; palestras técnicas de fornecedores; instituições de ensino técnico; organismos de apoio a pequenas empresas. Entre os equipamentos de usinagem, o caminhão carrega torno universal, centro de torneamento e uma fresadora.

Em 2010 foram visitadas 35 cidades, 480 profissionais capacitados, 140 workshops realizados para 2.240 pessoas entre estudantes e professores. Em oito anos de funcionamento, a Unidade Móvel de Difusão Tecnológica já passou por 150 cidades e atendeu mais de 50 mil pessoas.
 


Tópicos: