Governo do Ceará inaugura Centro em P&D

Com a finalidade de realizar pesquisas científicas, inovações tecnológicas e promover o desenvolvimento econômico e social do Ceará, o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI) será inaugurado pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), no dia 25. A solenidade no IPDI, ao lado da Fundação Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará (Nutec), no campus do Pici.

O instituto objetiva atender, preferencialmente, às necessidades do Nordeste, por meio de: desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos; realizando e apoiando projetos interdisciplinares de P&D&I e promovendo transferência de tecnologia para o setor empresarial da região. Na forma de associação civil sem fins lucrativos inaugurará o laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura e credenciará, como associado, o primeiro laboratório de Automação Industrial (Centauro).

Com bases socialmente sustentáveis e responsáveis, por meio da prestação de serviços técnicos laboratoriais de qualidade e excelência, o IPDI almeja contribuir para a capacitação de pessoas na área de Ciência e Tecnologia e, assim, gerar competência científica no desenvolvimento de produtos, técnicas e processos produtivos, contribuindo para a promoção do desempenho de organizações públicas e privadas envolvidas com a C&T.

Segundo o professor da UFC e presidente do IPDI, Lindberg Golçalves, o instituto realizará convênios com indústrias, Fiec, Cetene, Cetem, assim como outros parceiros que tenham objetivos semelhantes: "O IPDI será um grande conector entre o setor acadêmico e industrial, trabalhando de forma conjunta com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)", completa.


Tópicos: