Manutenção de torres de resfriamento requer atenção

O tratamento da água das torres garante a produtividade da indústria e a saúde dos funcionários

As torres de resfriamento necessitam de milhões de litros de água para o seu funcionamento contínuo e ininterrupto. Portanto, a água utilizada para o funcionamento destas torres tem de ser armazenada e tratada de acordo com as normas de higiene adequadas, levando em conta também a importância da manutenção das torres de resfriamento nas indústrias. A saúde da torre depende de como a água é mantida.

Geralmente, a água utilizada nestas torres pode ser contaminada devido às condições ambientais em que se encontra em uma planta industrial, como a estagnação de água, o crescimento de bactérias, formação de algas e outros problemas.

Torres de resfriamentoO melhor caminho é a utilização de produtos químicos especiais de tratamento de água que visam prevenir a deterioração da água devido às condições ambientais. Além disso, a utilização de produtos químicos específicos para o tratamento de água levará a uma melhor gestão da manutenção das torres de resfriamento, ajudando a lidar com uma série de falhas e danos relacionados, tais como corrosão, partículas sólidas em suspensão e até mesmo problemas de bioincrustação. Cabe lembrar que atualmente, o mercado industrial e os diversos fabricantes de produtos químicos oferecem uma ampla gama de produtos de tratamento para a água, que incluem os biodispersantes, biocidas, antiespumantes, inibidores de corrosão e outros produtos multiuso bastante eficazes.

Preservar a qualidade da água e de outros tipos de fluidos nas torres de resfriamento é um aspecto importante do processo de segurança em geral. Portanto, a manutenção de uma água limpa e livre de contaminantes é parte integrante da rotina diária de manutenção na torre de resfriamento. Além deste processo, é importante que os trabalhadores expostos ao processo de manutenção utilizem roupas e equipamentos adequados, juntamente com luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção.

Juntamente com o uso de produtos químicos de tratamento de água, é necessário testar a água regularmente para determinar a presença de bactérias e outras impurezas. Portanto, usar produtos químicos de tratamento de água é uma parte importante da gestão de manutenção em torres de resfriamento.

As empresas que não contam com serviços de limpeza e de tratamento da água das torres de resfriamento correm um sério risco em termos de produtividade e também em relação à saúde de seus próprios empregados, como o surto de doenças. Tais incidentes podem também levar a processos judiciais, culminando em muitos prejuízos financeiros e morais para as empresas.


 


Tópicos: