Conheça a classificação dos aços-ferramenta

Nomenclatura de aços-ferramenta unifica identificação e permite complemento dos códigos com o desenvolvimento de novas tecnologias

A Aisi (American Iron Stell Institute) é a classificação mais comum de aços-ferramenta no Brasil. Também estão presentes as classificações estabelecidas pela SAE e pela norma alemã DIN. Em todos os casos, a nomenclatura desses metais é estabelecida por sua composição,aplicação ou meio de resfriamento. Os sistemas de classificação em uso atribuem aos aços códigos de identificação, compostos em geral de combinações de letras e números.

A classificação AISI utiliza sete categorias principais.

Existe uma tendência em unificar a denominação dos metais ferrosos através de um sistema unificado, o UNS (Unified Numbering System for Metals and Alloys), na tentativa de evitar a confusão causada pela diversidade de normas para o mesmo produto. No sistema UNS, os metais são classificados em nove famílias que recebem letras de identificação. Os aços ferramenta são a família T (do inglês tool) . Além da letra da família os metais são caracterizados por 5 dígitos, que podem incorporar os números de designações já existentes. Cada grupo é identificado por letras específicas. Dentro do grupo, um aço específico é caracterizado por um código numérico. A classificação permite alterações contínuas, adicionando novos códigos de aços e outros materiais que sejam desenvolvidos através de novas tecnologias.

Classificação UNS
OBS: a classificação UNS cobre outros aços e metais, não reproduzida aqui.


Tópicos: