Philips pode montar fábrica de OLED em SC

Executivos da Fundação CERTI e da Philips apresentaram dia 24 ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o  projeto de cooperação que existe desde novembro passado entre a instituição catarinense e a empresa mundial para desenvolvimento de soluções de iluminação para os mercados emergentes utilizando a tecnologia OLED.

O OLED (Organic Light-Emitting Diode, na sigla em inglês) está em desenvolvimento e produção piloto nos laboratórios de P&D da Philips somente em Aachen, na Alemanha, e a empresa estuda a possibilidade de investir em uma fábrica em país emergente. O encontro com o governador serviu para dar o pontapé inicial para candidatar Santa Catarina a receber o investimento que pode chegar a 100 milhões de euros.

Governador Raimundo Colombo e Diretor Geral da Unidade de Negócios OLED da Philips Dietrich Bertram“Já temos parceria com a CERTI em outras áreas há mais de 10 anos e vemos na instituição motivação e competência para realizar este projeto desafiador”, afirmou o Diretor de Tecnologia da Philips do Brasil, Walter Duran. O diretor também destacou que a cooperação CERTI e Philips é “olho no olho”, referindo-se à igualdade de responsabilidade e competência das parceiras neste projeto. A parceria contará ainda com a UFSC e alguns de seus laboratórios.

O foco da parceria entre as duas instituições, ao longo dos próximos três anos, são as tecnologias de produto e processo. “Teremos em Santa Catarina competência mundial para o mercado de OLED”, afirmou o superintendente comercial da Fundação CERTI, Laércio Silva. Uma primeira amostra do que pode ser feito foi o protótipo de uma luminária de mesa desenvolvida pela CERTI, em seis meses, entregue pelo Governador Raimundo Colombo ao Diretor Geral da Unidade de Negócios OLED da Philips, Dr. Dietrich Bertram, que veio pela primeira no Brasil para conhecer pessoalmente as instalações da Fundação, onde o projeto é desenvolvido.