Grupo Hübner anuncia quatro novas fábricas

Nos últimos cinco anos, o Grupo Hübner viu seu faturamento dobrar – para mais de R$ 300 milhões. Mesmo assim, a companhia de Curitiba quer mais – e acaba de anunciar a intenção de construir quatro novas fábricas. “Estão incluídas uma filial da Rodo Linea, uma fábrica de conjuntos e subconjuntos metálicos e duas joint ventures com empresas internacionais”, revela Nelson Hübner Jr., diretor corporativo da empresa.

A construção das novas fábricas atende os objetivos estratégicos do grupo, que pretende crescer 20% ao ano nos próximos cinco anos. Nelson Hübner explica que, em função da crise mundial, o faturamento da empresa caiu 35% em 2009, mas foi recuperado no ano passado com um considerável aumento de 95%. O número de funcionários também foi impactado pela crise, mas já restabelecido. Em março de 2009, o quadro chegou a ser reduzido a 970 funcionários. Hoje, é de 1.420. “E, com as novas unidades, serão gerados mais 900 empregos”, explica Hübner.

Duas fábricas serão erguidas por meio de joint ventures. Uma delas será com a italiana Menci e abrigará operações técnicas e comerciais. A outra – cujo sócio será conhecido em 60 dias – produzirá equipamentos para transporte. Por enquanto, Nelson Hübner prefere manter em segredo o valor total dos investimentos e o local em que as fábricas serão instaladas.

Embora seja uma empresa familiar, o Grupo Hübner está no rumo da profissionalização da gestão. “Já criamos um conselho de administração e implantamos um modelo de governança corporativa”, conta Nelson. Ele explica que há a possibilidade de abrir o capital da empresa no futuro, mas ressalta: “nada está decidido, estamos nos preparando para qualquer atitude que posse ser tomada daqui a quatro ou cinco anos”.


Tópicos: