Chegam as garrafas PET super verdes

O conteúdo contem substâncias químicas e não tem qualquer benefício para a saúde, mas pelo menos agora a garrafa fica mais verde. A PepsiCo anunciou o desenvolvimento do que diz ser a primeira garrafa de plástico PET do mundo feita inteiramente a partir de plantas.

A garrafa, que é 100% reciclável, é baseada no momento em matérias primas como grama, cascas de árvore e palha de milho, e a empresa tem intenção de estender o repertório de fontes renováveis com a inclusão de cascas de laranja, de batata e outros subprodutos de sua divisão de alimentos. A empresa afirma ter identificado métodos de criar uma estrutura molecular idêntica ao PET baseado em petróleo (terefitalato de polietileno). Uma produção piloto do material começará em 2012 e, se tudo correr bem, a empresa em seguida partirá para uma produção comercial de grande escala.

Como empresa global, a Pepsi diz estar em uma posição única para tirar bioprodutos de sua divisão de alimentos e usá-los para criar uma garrafa mais ambiental para seu setor de bebidas. 

Entre suas outras bio-embalagens há um saquinho compostável para suas batatinhas, e a garrafa Eco-Fina, que a companhia diz ser a mais leve de seu tamanho nos EUA. Ela pesa apenas 10.9 gramas e usa 50% menos plástico que outro produto semelhante, o Aquafina, informa o Celsias.


Tópicos: