Belgo lança lâmina para corte de pedras

Fonte: Belgo - 17/05/07

Ranhuras exclusivas das Lâminas Belgo possibilitam ganho de tempo no processo de corte e, com isso, aumento da produtividade

A Belgo-Arcelor Brasil, empresa da Arcelor-Mittal, o maior grupo siderúrgico do mundo, iniciou recentemente a produção e comercialização de lâminas de corte para teares de granito e mármore.

Com o objetivo de garantir aos clientes agilidade e presteza no serviço de entrega e assistência técnica, as Lâminas Belgo são produzidas, em diversas dimensões, na usina instalada em Vitória (ES), onde estão localizados os maiores produtores de pedras ornamentais do país.

As Lâminas Belgo possuem ranhuras especialmente desenvolvidas e patenteadas que possibilitam a retirada do bico sem atingir o taco, devolvendo a geometria inicial para o produto e aumentando sua vida útil. O tempo de parada para a retirada do bico é reduzido em até 70% em função da presença das ranhuras, o que representa ganho de tempo no processo de corte.

A resistência à tração e a dureza das lâminas são obtidas diretamente do processo de fabricação do aço, não sendo necessária qualquer operação de pré-tensionamento para se obter um excelente resultado nas operações de corte de pedras ornamentais.

A qualidade Belgo, comprovada por mais de 85 anos de atividades como fabricante de aços para diferentes usos, está presente desde a fabricação do aço até a obtenção das lâminas, garantindo um alto padrão de excelência, recebendo por isso um certificado que atesta todos os controles realizados pela empresa para garantir a melhor performance.

Setor de Pedras e Rochas Ornamentais


O Espírito Santo, estado escolhido para produção das Lâminas Belgo, responde por 56% da extração de granitos e 75% da produção de mármores do país. De acordo com os dados da ABIROCHAS (Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais), atualmente, o Brasil produz cerca de 500 variedades comerciais de rochas, entre granitos, mármores, ardósias, quartzitos, travertinos, pedra sabão, basaltos, entre outros. A produção total brasileira de rochas ornamentais e de revestimento supera 5,2 milhões de toneladas, sendo 3 milhões de toneladas de granitos, 1 milhão de toneladas de mármores e o restante referente à produção de ardósias, quartzitos foliados e pedra Miracema, dentre outros.