Robôs que conversam em silêncio

O pesquisador Andy Russell, da Universidade de Clayton, na Austrália, está trabalhando em uma técnica de comunicação que permitirá que robôs possam conversar entre si silenciosamente. Segundo a publicação NewScientist, com inspiração em uma espécie de gafanhoto africano,Phaeophilacris spectrum, robôs usarão anéis de ar pressurizado, como fossem anéis de fumaça invisíveis, para a troca de informações.

Para o gafanhoto africano, a grande vantagem do uso desta técnica é que, por serem silenciosos, um conjunto de quatro a cinco anéis de ar pressurizado consecutivos representam um sinal para a fêmea da espécie, que o reconhece sem que predadores percebam a existência daqueles insetos.

Russell criou um par de robôs para a comunicação com uso de sequências codificadas de anéis de ar. Uma abertura de 2 cm de diâmetro cria um vórtice que pode ser percebido a até 30 cm de distância por um sensor compatível. Utilizando um código binário, no teste, cada vórtice de ar pressurizado foi enviado e decodificado a cada quatro segundos.

A técnica deverá ser útil para os tipos de comunicação que não podem ser interceptados. "Isto pode servir para a conjunto comunicacional dos sistemas robóticos do futuro", afirmou a NewScientist Chris Melhuish, do Laboratório de Robótica de Bristol, na Inglaterra.


Tópicos: